Resenha: Feminismo
O Feminismo é um movimento que busca a igualdade de gênero, Que tem como objetivo conquistar direitos iguais entre homens e mulheres, pois vivemos em uma sociedade "Machista" ( o machismo é o comportamento que coloca o homem em posição de superioridade com relação à mulher) onde até mesmo as mulheres tem um pensamento "Machista", e o machismo é ruim para todos, Enquanto o feminismo busca construir condições de igualdade entre os gêneros, beneficiando a todos, como existem homens que são feministas, e que defendem os direitos da mulher.
O machismo está enraizado de uma maneira bem profunda em nossa sociedade, sendo cometido por homens e mulheres, porque somos condicionados desde pequenos a ter esse pensamento. Como por exemplo, no restaurante, a conta é entregue ao homem, e se a mulher tiver mais dinheiro e for pagar a conta? O homem se sentirá desmasculinizado, pois ele já cresceu com a ideia de que para demonstrar sua masculinidade ele que deve pagar a conta por cavalheirismo, mas até que ponto é ser cavaleiro?
O feminismo busca justamente o contrário, apenas a igualdade entre homens e mulheres. Porém muitas vezes é confundido com o femismo,(ideologia de superioridade da mulher sobre o homem), onde muitas mulheres vão as ruas com objetos no corpo, as vezes nuas, e fazem coisas ridículas, que não ajudam em nada no quesito de igualdade.
Uma importante feminista é Chimamanda Ngozi, uma escritora nigeriana. Ela fez uma palestra muito interessante que se chama: "Nós Deveríamos Todos Ser Feministas. "A palestra começa com Chimamanda comentando da primeira vez em que foi chamada de feminista, por seu melhor amigo, dizendo em um tom ruim, que ela se lembra que o tom de voz era como se ele a estivesse acusando de apoiar o terrorismo. Durante toda a palestra ela conta suas histórias de vida, e vai lembrando de vários momentos em que foi acusada de ser feminista. (Eu recomendo, é muito bom).
O feminismo é fundamental para qualquer um, feministas ou não, devemos lembrar que e embora as leis muitas vezes digam que existe uma igualdade entre os gêneros, sabemos que não é bem assim. E temos vários exemplos de desigualdades entre homens e mulheres. Acho que deveríamos ser todos feministas ou , simplesmente, mais humanos.
Comentários
Postar um comentário