Meritocracia: Opinião Contra
Meritocracia é um sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo. Na definição, é o processo de alavancamento profissional e social, é uma consequência dos méritos individuais de cada pessoa, ou seja, dos seus esforços e dedicações.
A muitas discussões sobre se existe ou não a meritocracia. Normalmente pessoas da classe dominante, ou até mesmo da classe média (que vivem de status) reproduzem o discurso da Meritocracia, de que todos são iguais perante a lei, sendo assim, com muito "Trabalho e persistência" conseguirão conquistar seus ideais. Porem sabemos que não é bem assim.
A meritocracia passa longe de ser um sistema justo, não podemos falar em meritocracia se baseando no simples fato de: "quem quer, faz". Sabemos o quanto a sociedade é injusta, e não podemos falar em "mérito" quando nem todos nós temos as mesmas oportunidades. Um exemplo de desigualdade é no ensino superior, Uma pessoa que passou a vida toda estudando em escola particular, fez diversos cursos, e acaba concorrendo com um aluno que teve diversas dificuldades no no ensino publico. Podemos falar em mérito? Não, porque não podemos falar em meritocracia quando temos uma economia tão desigual. Basicamente Ser a favor da meritocracia é ser a favor das graves desigualdades sociais.
No Brasil não existe meritocracia, pois concluímos que As pessoas que nascem com melhores condições financeiras, com acesso às melhores instituições de ensino e contatos profissionais exclusivos, têm maiores chances de conquistar uma posição privilegiada em relação àquelas que não tiveram esta mesma condição. E no nosso país existem muitas desigualdades sociais e poucas oportunidades.
Comentários
Postar um comentário